domingo, 20 de dezembro de 2015

A ORIGEM DA PALAVRA LITHA



Saudações! Entre 20 e 23 de dezembro no hemisfério sul celebra-se Litha, o solstício de verão assim chamado pelos praticantes da religiosidade neopagã.

As celebrações solsticiais têm sua origem nos povos saxões que após a queda do império romano, se estenderam pelo oeste europeu criando um sincretismo com as religiosidades desta parte geográfica européia.

O solstício de verão é chamado também de Sabá de Meio de Verão, ou como o nome inglês, MidSummer. Isto por conta do verão para os antigos iniciar-se na verdade em Beltane, o Sabá anterior.
Originalmente é conhecido como Alban Hefin que seria o festival solsticial dos antigos saxões.

Mas o nome mais difundido e que é atualmente é praticamente o único utilizado, em todo o mundo, é Litha. Um nome que apareceu pela primeira vez na revista neopagã norte-americana Green Egg, que foi publicada em sua origem de 1968 até 1975 e cujo editor o psicólogo e bruxo norte-americano Oberon Zell-Ravenhear, teve profunda influências nos rumos que tomou o movimento neopagão, sendo inclusive ele o criador do termo neopaganismo, publicado pela primeira vez na sua revista Green Egg no ano de 1968. 


O nome Litha, apareceu na revista como o nome de um dois 8 Sabás do calendário publicado na época e foi criado por Aidan A. Kelly, iniciado em Coven gardneriano, e autor do polêmico Crafting the Art of Magic, onde ele descreve como Gardner criou a Wicca. 

Com Aidan travei correspondência por um bom período entre o ano de 2000 e 2003, e, facilitado pela internet, atualizei esta informação e coloco abaixo com as próprias palavras digitadas por Kelly, a informação sobre a criação e início de divulgação do nome Litha:
“I invented the terms as names for their respective festivals in a "Pagan-Craft Calendar" that I published in about 1973. A copy of it went to Green Egg, which began using the terms, and from there the terms became national.”

Repare que Aidan digita “termos” no plural, pois na correspondência fazia referência não só a Litha como também a Mabon, outro Sabá, ambos termos criados por ele.


No caso, a palavra Litha, segundo o que me disse Aidan, tem origem na antiga língua anglo-saxã que significa “entre luas” e que verificamos também no calendário antigo saxão como um termo que é utilizado para definir o período entre julho e agosto, ou seja, Litha significa algo como “meio”, o que no caso, estaria associado com o termo “meio” do verão, ou midsummer, isto claro no hemisfério norte, daí ser entre julho e agosto, quando ocorre o verão por lá.

Neste Sabá temos o sol em seu ápice. E é após o momento do ápice que começa a decrescer sua força. Por isto, ser este Sabá o mais alegre de todos, pois celebra o pico da força do sol, do deus sol, o sol fecundador da mãe terra.

FONTE:

E visite minha nova página sobre o tema em
https://www.facebook.com/Wicca.Livre.Fernando.Martins
Paz e Luz
Fernando Martins
 

LITHA E ASSOCIAÇÕES COM A CRISTANDADE
Saudações! No folclore britânico, temos nas pesquisas de Robert Graves, algumas informações e também associações com a cristandade, como a celebração de São João, dia 24 de junho, período do solstício de verão no hemisfério norte. Diz-nos Graves que o festejo de São João, faz referência aos costumes do festejo de Rei Carvalho, que em midsummer, dá lugar ao Rei Holly. Assim como ocorre a morte do Rei Carvalho, São João Batista também perde sua cabeça neste período, com data cristianizada em 24 de junho.

As fogueiras do festejo católico de São João não existem à toa, e pulá-las é uma prática tão tradicional, como era prática antiga em midsummer, por conta do poder fértil do fogo. Daí que as mulheres que se casaram no período de Beltane, pulavam com as pernas bem abertas, sobre a fogueira, buscando fertilidade, sendo atingidas pela fumaça e pelo calor do fogo.

Diz-nos Stewart Farrar, que através da maior parte da Irlanda, a noite para a fogueira de MidSummer é 23 de Junho, a véspera do Dia de São João. Porém em alguns lugares ela é tradicionalmente em 28 de Junho, a véspera do Dia de São Pedro e São Paulo, algumas vezes conhecido como ‘Noite da Pequena Fogueira’. A razão para esta curiosa diferença teria possivelmente algo a ver com o antigo calendário Juliano. Em 1582 o Papa Gregório XIII varreu dez dias para tornar o calendário astronomicamente correto, e é o calendário Gregoriano que o mundo ainda utiliza hoje. (Ele não foi adotado pela Inglaterra, Escócia e Gales até 1752 – em cuja ocasião onze dias foram retirados – e foi generalizado na Irlanda por volta de 1782). Mas é notório que em muitas partes da Europa antigos costumes populares que escaparam do encampamento oficial do cristianismo tendem a se fixar no antigo calendário. 

A véspera de São Pedro e São Paulo está mais próxima do Solstício de Verão do que a véspera de São João se a reforma Gregoriana for ignorada. Assim talvez um costume pagão arraigado, que em alguns lugares ignorava aquela reforma, estava lá meramente apegado ao dia de santo importante mais próximo para torná-lo tão respeitável quanto se pudesse conseguir. De qualquer forma, o Meio do Verão era um importante festival do fogo através da Europa.

Vemos como é rica a história, quiçá fascinante pesquisar a respeito. Isto é que nós chamamos de Arte, este buscar conhecer e um conhecer permanente, do passado das crenças que formam o neopaganismo.

FONTE:
E visite para ler outros textos minha nova página em
https://www.facebook.com/Wicca.Livre.Fernando.Martins

POSTAGENS ANTERIORES

MARCADORES

ÁGUA (1) ALEGRIA (4) ALQUIMIA (1) ALQUIMISTA (1) ALTAR (1) AMOR (5) ANCIÃ (1) ANIMAÇÃO (1) ANIMAL (1) ANINAIS (1) ANO (1) ANTIGA (1) AR (1) ARTE (2) ASTECAS (1) ASTROLOGIA (1) ATHAME (1) ATIVIDADES (1) BENÇÃOS (1) BOCA (1) BRUXA (1) BRUXARIA (3) BRUXAS (2) BRUXOS (1) CALDEIRÃO (1) CÁLICE (1) CANAL (1) CELTA (1) CHAMADO (1) CHAPÉU (1) COLHEITA (1) COMEMORAÇÃO (3) CONHECIMENTO (1) CONSAGRAÇÃO (1) CORNÍFERO (1) CORUJAS (1) CUITÉ (3) CULTUAR (1) CULTURAS (1) DANÇAS (1) DEDICAÇÃO (1) DEUS (4) DEUSA (11) DEUSAS (1) DEUSES (2) DIABO (1) DIAS (1) DOGMAS (1) DONZELA (1) DÚVIDAS (2) EGG (1) ENCANTADOR (1) ENERGIA (1) ESBAT (1) ESTUDO (1) ESTUDOS (2) EXPERIENCIA (1) FARTURA (1) FASES (1) (5) FEITIÇARIA (2) FEITICEIRAS (1) FEITICEIRO (1) FEITICEIROS (2) FEITIÇO (2) FELICIDADES (1) FELIZ (1) FESTA (5) FILTRO (1) FOCO (1) FOGO (1) FORÇA (1) FRIO (1) FUTURO (1) GAIA (2) GATO (1) GATOS (1) GREEN (1) GRIMÓRIO (1) HINO (1) INCAS (1) INCENSO (1) ÍNDIOS (1) INICIANTES. CONFECÇÃO (1) INSONIA (1) ISOLAMENTO (1) LITHA (2) LIVRE (1) LIVRO (1) LUA (2) LUZ (1) MÃE (1) MAGIA (5) MÁGICA (1) MÁGICO (1) MAGO (1) MAGOS (1) MÍSTICO (1) MÚSICAS (1) NATUREZA (2) NEODRUIDISMO (1) NEOPAGANISMO (1) ORAÇÃO (1) ORÁCULO (2) PAIXÃO (1) PARAÍBA (2) PARAPSICOLOGIA (1) PARAPSICÓLOGO (1) PASSADO (1) PAZ (2) PEDRA (1) PENTAGRAMA (1) PESADELOS (1) PIRâMIDE (1) PRESENTE (1) PUREZA (1) PURIFICAR (1) RADIO (1) RAINHA (2) REALIZAÇÃO (1) REDE (1) RELIGIAO (1) RELIGIÃO (7) RITUAL (1) ROMANOS (1) SABBATH (3) SABBATS (1) SABEDORIA (2) SAÚDE (1) SBATS (1) SEMANA (1) SIGNIFICADOS (1) SIMBOLOGIA (1) SOCIAL (1) SOL (1) SOLITÁRIO (1) SOLSTÍCIO (1) SOMBRAS (1) SONHOS (1) SORTE (1) TAROT (1) TERRA (2) TRADIÇÃO (2) VARINHA (1) VERDADE (1) VIDA (3) VIVER (1) WICCA (17) YOUTUBE (1) YULE (1)